terça-feira, 19 de junho de 2012

PRÉ(parando-se) para o PARTO


O Pré-Parto

Quando estudarmos o Pré-Parto devemos estabelecer uma linha de raciocínio de Quando, Onde, Como e Porque? Sabendo-as, conseguiremos compreender melhor a finalidade deste momento para a qualidade da produção, independente da aptidão do animal (vacas e bois).



No terço final da gestação* (próximo aos 7 meses), onde a velocidade de crescimento do feto é mais acelerado e é de suma importância proporcionar um melhor estado nutricional para favorecer uma condição de parto sadio e fácil, com o melhor leite (colostro) a ser oferecido ao bezerro, além de diminuir o índice de placenta retida no momento do parto.
*termo técnico desejável de ultilização.

LEMBRE-SE: Quando o animal é bem nutrido neste período haverá uma rápida recuperação uterina, reduzindo o tempo de retorno ao cio fértil pós-parto, consequentemente, reduzindo o bom e velho Intervalo entre Partos.

O local adequado para confinar as vacas em estágio final de gestação deve ser um piquete, denominado Maternidade, perto da ordenha, próximo ao curral para melhor observação da(s) mesma(s) em caso de assistência tanto para as fêmeas quanto aos bezerros, desde este período até a parição.
O mesmo deve ser livre de qualquer objeto que possa oferecer riscos para o animal. (pedras, vidro, arame farpado)

Este local é proposto a fim de evitar disputas. → Exemplo →  no momento da alimentação qualquer cabeçada de uma outra fêmea pode atingir o feto, podendo causar problemas aos dois.


Na parte nutricional deve ser oferecido para o animal rações balanceadas que obedeçam a necessidade nutricional para a fêmea e o futuro bezerro. Oferecer em abundância alimentos com alto índice de Matéria Seca (M.S.), ou seja, pastagem/feno/silagem (fontes ricas de Carboidratos) com a  ração concentrada (com 14 á 16% de P.B.) à disposição do animal, aumentará a energia da dieta.

Já o manejo Sanitário é feito mais ou menos 30 dias antes da esperança de parto, com a vacinação contra a manifestação da bactéria pneumoenterite*.
*Caso não haja casos desta doença, a vacina deve ser suspensa pois a mesma merece vacinações rotineiras para o bezerro e vaca mesmo depois do parto. 


A base da conclusão do texto deve ser a partir dos pontos de raciocínio dados de (quando, onde, como e porque).

Tecnicamente e de forma resumida o pré-parto serve para:
1- Aumentar a energia da dieta ;
2- Evitar disputas ;
3- Observar ocorrências obstétricas ;
4- Plano Sanitário





Bibliografias ultilizadas:
Material didático, aulas ministradas por Msc. Valter Barbosa - Professor adjunto ao Colégio Técnico da Universidade Federal  Rural do Rio de Janeiro
DEGASPERI, S. A. R.PIEKARSKI, P. R. B. Bovinocultura leiteira: planejamento, manejo, instalações. Curitiba: Chain, 1988. 417 p. 
Biblioteca: CTUR



Nenhum comentário:

Postar um comentário